Folha de S. Paulo


Superar pobreza é um ato de justiça; veja frases de Mandela

Em sua longa vida, o líder sul-africano Nelson Mandela sempre escreveu bastante, fez diversas intervenções públicas e concedeu várias entrevistas.

Leia uma seleção de frases que cobre quase todo o período de sua vida:

"Eu não vou deixar a África do Sul, nem vou me render. Apenas através de dificuldades, sacrifício e ação militante a liberdade pode ser alcançada. A luta é minha vida. Eu vou continuar lutando até o fim de meus dias".
- em junho de 1961

*

"Nós acreditamos que a África do Sul pertence a todos as pessoas que vivem aqui, não apenas a um grupo, seja branco ou preto. Nós não queremos uma guerra inter-racial, e vamos tentar evitar isso até o último minuto".
- em abril de 1964

*

"Durante a minha vida inteira eu me dediquei a lutar pelo povo africano. Eu lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação preta. Eu celebrei o ideal da democracia e da sociedade livre, que todas as pessoas vivam em harmonia e com oportunidades iguais. Isso é um ideal pelo qual eu espero viver para conseguir. Mas, por Deus, se for necessário, também um ideal pelo qual que eu estou preparado para morrer".
- em abril de 1964

*

"Se você está decidido a resolver problemas através da negociação, então você precisa estar preparado a assumir compromissos, e assumir compromissos, com eu entendo, não diz respeito apenas a assuntos periféricos.
- em fevereiro de 1990

"Compromissos somente podem ser efetivos e apropriadamente compreendidos se relacionados às exigências básicas, de outra forma não são compromissos. Compromissos significam que cada uma das partes envolvidas deve ceder algo para a outra, deve acomodar suas exigências, seus medos, a outra parte".
- em fevereiro de 1990

*

"Nós devemos demonstrar claramente nossa boa vontade aos nossos compatriotas brancos e convencê-los pela nossa conduta e argumentos de que a África do Sul sem o apartheid será um lugar melhor para todos".
- em fevereiro de 1990

*

"Ir para a prisão por nossas convicções e estar preparado para sofrer pelo o que nós acreditamos é algo que vale a pena. É uma realização para o homem cumprir com seu dever na Terra independente das consequências".
- em fevereiro de 1990

*

"Quando você é uma figura pública, você tem que aceitar a integridade das outras pessoas até que haja evidência em contrário".
- em maio de 1993

*

"Eu nunca penso no tempo em que perdi [na prisão]. Eu acabei por cumprir um programa, porque ele estava lá. Estava traçada para mim".
- em maio de 1993

*

"Este é um mundo de grandes promessas e esperanças. Também é um mundo de desespero, doença e fome. Superar a pobreza não é um gesto de caridade. É um ato de justiça. É a proteção de um direito humano fundamental, o direito à dignidade e a uma vida decente.
- em julho de 2005

*

"O Chefe [Albert Luthuli, líder do movimento negro na África do Sul] escolheu um vida de sacrifício e perseguições (....) E dessa forma, eles nos ensinou uma lição muito importante, de que líderes de verdade devem estar preparados para sacrificar tudo pela liberdade de seu povo".
- em junho de 2007

Fonte: Nelson Mandela Centre of Memory


Endereço da página:

Links no texto: