Folha de S. Paulo


Presidente do Irã lança propaganda inspirada em vídeo de Obama

Um clipe com apelo emocional feito por marqueteiros do presidente do Irã, Hasan Rowhani, está monopolizando atenções entre usuários de redes sociais no país, dias após a assinatura de um acordo nuclear com as potências mundiais.

Batizado do "Nowsafar" (nova viagem, em farsi), o vídeo copia o "Yes, we can", surgido na campanha que levou Barack Obama à Casa Branca, em 2008. Nas duas gravações, celebridades aparecem repetindo em música trechos de discursos históricos dos respectivos líderes.

Irã

No vídeo iraniano, artistas homens e mulheres cantam por cima do discurso de posse de Rowhani, pronunciado em agosto diante do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, chefe máximo da teocracia iraniana.

"O governo da esperança e da moderação quer trazer de voltar a felicidade na vida dos iranianos", dizem as vozes entrelaçadas do presidente e dos famosos no video em preto e branco, ao som de violas e batuques melancólicos.

As imagens também mostram pessoas comuns de todos os tipos e idades, umas com visual ocidental, outras com aparência religiosa, reforçando a promessa de unidade nacional martelada durante a campanha.

Num aceno às minorias no Irã, o clipe de 4:36 minutos mostra iranianos árabes, azeris, balúchis dizendo algumas palavras em seus respectivos idiomas. "Vamos dar a todos os iranianos que amam seu país a chance de servi-lo", diz a música do clipe, que também traz recados de paz ao mundo externo.

"Demonstremos amor, paz e amizade em vez de raiva e antagonismo", afirma Rowhani no discurso, numa referencia velada ao seu polêmico antecessor, Mahmoud Ahmadinejad.

Ao exibir closes de mulheres sozinhas diante de microfones, o vídeo beira a ilegalidade, já que a lei iraniana veta o canto feminino individual. Mas, para não deixar dúvida sobre sua lealdade aos princípios do Estado islâmico implementado com a revolução de 1979, Rowhani, ele mesmo clérigo xiita, faz várias menções à religião.

"Ó Deus, me ajude a ser o seu honesto servidor", afirma o presidente no clipe, produzido pela mesma equipe que o elegeu graças a uma plataforma por maiores liberdades e melhores relações com o Ocidente.

Segundo assessores, o vídeo foi visionado mais de 400 mil vezes em diferentes reproduções desde que foi ao ar, na segunda-feira, para marcar os 100 dias do governo Rowhani.

Embora bloqueados pelos servidores iranianos, Twitter e Facebook são amplamente acessados graças a programas antifiltros. O clipe ainda não foi exibido na TV estatal, dominada por adversários ultraconservadores do presidente.

O lançamento do clipe coincidiu com a assinatura, em Genebra, de um entendimento nuclear com as potências que pavimenta o caminho para aliviar sanções que empobrecem o país e aumentam o desemprego.


Endereço da página:

Links no texto: