Folha de S. Paulo


'É muito bom vê-la e abraçá-la', diz mãe de ativista brasileira ao chegar à Rússia

Quatro dias depois de deixar a cadeia na Rússia, a ativista brasileira Ana Paula Maciel, 31, encontrou sua mãe em São Petersburgo.

A motorista Rosângela Maciel, 56, deixou Porto Alegre na sexta-feira e chegou à cidade neste domingo por volta de 17h (11h no Brasil), acompanhada de uma sobrinha de Ana Paula, Alessandra, 18.

Veja vídeo

É a primeira vez que as duas encontram desde que Ana Paula Maciel deixou o Brasil, em junho, rumo a Amsterdã (Holanda), onde ela embarcou com os colegas de Greenpeace no navio Arctic Sunrise, detido pelas autoridades russas em 19 de setembro.

Naquele dia, a bióloga brasileira foi presa junto com outros 29 ativistas. Ela deixou a prisão mediante a fiança na última quarta-feira, mas não pode deixar o país até o fim das investigações, em que pode ser condenada por pirataria e vandalismo, crimes que chegam a até 15 anos de prisão.

A chegada da mãe dela foi marcada pela emoção e choro de ambas no desembarque do aeroporto de São Petersburgo, cidade onde Ana Paula deverá ficar nos próximos meses à espera de uma definição do processo.

'Não me arrependo do que fiz", diz brasileira que foi presa na Rússia'

"A sensação é incrível. Com ela aqui do meu lado, me sinto muito mais forte", disse Ana Paula. "É muito bom e gratificante vê-la, abraçá-la e beijá-la. É bem mais diferente do que pela televisão. Estou muito cansada, mas feliz", celebrou a mãe, que deve ficar até sexta-feira na Rússia.

Os ativistas em liberdade provisória na Rússia, entre eles Ana Paula, podem receber autorização de residência fixa no país durante a investigação sobre o caso.

O serviço de imigração russo e a Justiça local buscam essa solução para mantê-los no país, já que, teoricamente, eles não são turistas, nem imigrantes ilegais --estão na Rússia por força das autoridades locais.

Hoje, além da chegada da mãe, Ana Paula recebeu a visita de uma diplomata da Embaixada brasileira na Rússia para discutirem o assunto. Tudo dependerá do que a Justiça russa dirá nos próximos dias.

Ao todo, segundo o Greenpeace, 28 dos 30 que foram presos já estão soltos e hospedados num hotel em São Petersburgo.

Os passaportes foram devolvidos pela Justiça, inclusive o da brasileira, mas ninguém se atreve a falar em deixar a Rússia. No caso dela, menos ainda, já que a Embaixada brasileira em Moscou deu garantia formal às autoridades locais de que ela não deixaria o país se fosse solta temporariamente, o que inviabiliza, por enquanto, qualquer plano de retornar ao Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: