Folha de S. Paulo


Papa diz que às vezes 'pratos voam' nas famílias, mas é preciso se desculpar

Às vezes, "os pratos voam" em uma família, mas é necessário saber "se desculpar" para poder recomeçar, declarou neste sábado o papa Francisco, ao receber famílias católicas no Vaticano.

"Para poder avançar em uma família é preciso usar três expressões: 'posso?', 'obrigado' e 'perdão'", disse o papa a milhares de peregrinos reunidos na praça de São Pedro, que chegaram para assistir ao encontro.

Alessandro Di Meo/Efe
Papa Francisco durante vigília pelas famílias na praça São Pedro, no Vaticano
Papa Francisco durante vigília pelas famílias na praça São Pedro, no Vaticano

"Todo mundo pode cometer erros e, às vezes, alguém se sente ofendido na família ou no casal e pode acontecer de os pratos voarem, palavras fortes são trocadas, mas meu conselho é não terminar o dia sem fazer as pazes. A paz se refaz a cada dia em família e, ao pedir perdão, recomeça-se desde o princípio", disse.

Francisco também pediu que os jovens "escutassem os avós". "Um povo que não escuta os avós é um povo que morre", declarou.

Cerca de 150 mil membros de famílias católicas de 75 países se reuniram na praça São Pedro, no Vaticano, durante a Festa da Família. O evento continua amanhã com uma missa celebrada pelo papa no local --haverá uma coleta de recursos para as famílias sírias, em razão dos conflitos no país.


Endereço da página: