Folha de S. Paulo


Ex-presidente do México foi espionado pela NSA, diz revista

Os e-mails do ex-presidente mexicano Felipe Calderón foram espionados pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), de acordo com a revista alemã "Der Spiegel".

Segundo reportagem publicada neste domingo, o endereço eletrônico de Calderón --assim como o de membros do seu gabinete-- foi vigiado em 2010, época em que ainda ocupava a Presidência do México.

A "Der Spiegel" afirma que as informações interceptadas pela agência norte-americana continham comunicações "diplomáticas, econômicas e de liderança". Tais dados deram aos Estados Unidos um panorama do sistema político do México e de estabilidade do país.

Os detalhes da operação foram descritos em um documento vazado por Edward Snowden ao qual a publicação alemã teve acesso. O técnico em informática e ex-prestador de serviços da NSA encontra-se asilado na Rússia.

AFP
Felipe Calderón, ex-presidente do México, teve seus e-mails espionados pela NSA, segundo reportagem publicada pela revista
Felipe Calderón teve seus e-mails espionados pela NSA ainda quando ocupava a Presidência do México

HISTÓRICO

Essa nova descoberta de espionagem estremece ainda mais a relação entre os governos dos EUA e do México, que já havia sido abalada no início de setembro, quando uma reportagem do "Fantástico", da Rede Globo, denunciou que a NSA monitorava o presidente mexicano Enrique Peña Nieto em 2012, época em que era candidato ao cargo.

Na mesma reportagem, o "Fantástico" mostrou que as comunicações da presidente Dilma Rousseff e seus assessores também eram monitoradas. Por causa disso, a brasileira decidiu cancelar uma visita de Estado que faria ao presidente americano, Barack Obama, neste mês.


Endereço da página: