Folha de S. Paulo


Ataque de homem-bomba mata ao menos 16 pessoas na Somália

Um homem-bomba com explosivos amarrados em volta do peito matou pelo menos 16 pessoas no sábado, do lado de fora de um restaurante popular onde estavam tropas somalis e etíopes na cidade de Baladweyne, na região central da Somália, no leste da África, informaram autoridades locais.

Mais de 10 pessoas também ficaram feridas na explosão perto de uma base militar, disse o legislador local Dahir Amin Jesow à agência Reuters por telefone, de Baladweyne.

"Um homem com uma jaqueta de explosivos entrou inesperadamente na loja de chá, onde soldados e civis se sentavam... e se explodiu", disse um idoso que estava no local, Ahmed Nur, falando da cena da explosão.

"Eu podia ver os corpos de vários soldados sendo carregados, mas eu não podia saber se estavam mortos ou feridos".

O grupo islâmico somali Al Shabaab, ligado à Al Qaeda, reivindicou a responsabilidade pelo atentado. Trata-se do mesmo grupo que atacou um shopping em Nairóbi, no Quênia, no mês passado. Na ocasião, os militantes mantiveram reféns por mais de dois dias e ao menos 67 pessoas morreram.

"Nosso alvo principal eram tropas etíopes e de Djibouti que invadiram nosso país. Eles estavam sentados lá", disse o Sheikh Abdiasis Abu Musab, porta-voz do Al Shabaab.

Ele disse que o número de mortos no ataque foi de 25, incluindo membros de tropas da Etiópia, Djibouti e Somália. As tropas etíopes realizaram ações contra militantes islâmicos na vizinha Somália nos últimos anos.


Endereço da página: