Folha de S. Paulo


Governo da China lança manual de conduta para turistas que vão ao exterior

O governo da China está aconselhando seus cidadãos a se vestirem com elegância quando vão a cassinos, a aguardarem pacientemente em filas em museus e a não furtarem coletes salva-vidas de aviões ou fazerem barulho quando comem macarrão.

Depois de uma importante autoridade chinesa ter avisado que "comportamentos incivilizados" no exterior estariam prejudicando a reputação do país, os dirigentes responsáveis pelo setor de turismo decidiram lançar um manual bastante detalhado, com 64 páginas.

O documento orienta os turistas mais novatos, ajudando-os a evitar gafes em viagens para outros países.

O aumento considerável nas viagens de chineses ao exterior alegra empresários em todo o mundo.

De acordo com levantamento divulgado pela Organização Mundial de Turismo, o número de turistas chineses que viajam para fora do país passou de 5 milhões, em 1997, para cerca de 83 milhões no ano passado.

Philippe Lopez /AFP
Entre folhas de jornal e plásticos no chão, chineses sentam-se na escadaria de um monumento de Hong Kong
Entre folhas de jornal e plásticos no chão, chineses sentam-se na escadaria de um monumento de Hong Kong

No entanto, esse exército turístico provoca preocupações ao regime em Pequim em relação à imagem da China no exterior.

O manual foi lançado para coincidir com uma das semanas mais movimentadas do ano para o turismo.

Os conselhos que o documento oferece vão desde alguns legalmente justificados e eminentemente sensatos -nada de andar de metrô sem pagar, por exemplo- até outros desnecessariamente alarmistas ou simplesmente incompreensíveis.

O livro avisa que uma mulher que anda pelas ruas da Espanha sem brincos será alvo de zombaria, como se estivesse andando em público sem roupa.

Outra seção recomenda que os turistas que visitam a Escócia evitem comprar suvenires feitos de pedras.

Outros pontos mencionados incluem não pedir carne de porco em países muçulmanos, não palitar os dentes nem botar o dedo no nariz em locais públicos.

Ainda é recomendado não deixar suas pegadas sobre vasos sanitários, refletindo o fato de que alguns dos turistas estão mais acostumados a privadas em que o usuário fica agachado.

Turistas de outros países poderiam beneficiar-se de muitos dos conselhos, como o de não jogar lixo no chão e não apontar para coisas com seus pés quando você estiver na Tailândia.

INCÔMODO

Muitos na China andam se angustiando com o mau comportamento de turistas dentro e fora do país.

A mídia estatal e os internautas condenaram as pessoas que assistiram a uma cerimônia de hasteamento da bandeira na praça da Paz Celestial, em Pequim, por terem deixado cinco toneladas de lixo. Era o Dia Nacional da China, em 1º de outubro, quando o país celebrou 64 anos do regime comunista.

Houve indignação popular este ano quando veio à tona que um garoto chinês de 15 anos gravou seu nome num templo egípcio de mais de 3.500 anos.

"Os chineses que vão ao exterior, não importa quem sejam, representam a imagem do país", disse um viajante frequente, Li Gang, de Shenyang, que viaja de férias ao exterior ao menos duas vezes por ano.

"Pessoalmente, acho muito necessário divulgar essas normas. Em todo lugar para onde vou, quando encontro alguns chineses, sempre reclamamos e temos vergonha do comportamento incivilizado de outros chineses, especialmente nas viagens de grupos", afirmou Li. Muitos desses novos-ricos chineses agem como se fossem um Deus quando saem do país."

O conhecido economista e cientista social Hu Xingdou disse que o efeito das novas normas será superficial e que os comportamentos incivilizados são comuns porque a moralidade dos cidadãos chineses diminuiu.

O uso da força pelos privilegiados encorajou outros a se comportarem de modo semelhante, opinou.

"Apenas se as autoridades agirem com moralidade oficial é que a sociedade realmente terá moralidade pública e turismo civilizado. Os chineses não têm consciência de seus direitos e responsabilidades."

O livro está sendo lançado em conjunto com uma nova lei que garante proteção adicional a turistas, como por exemplo proibir empresas de oferecer viagens com custos ocultos, como a exigência de fazer compras em determinadas lojas.

A China já envia mensagens de texto a seus cidadãos quando eles saem do país, lembrando que devem obedecer às leis locais e explicando como entrar em contato com a embaixada chinesa, se for preciso.

Tradução de CLARA ALLAIN


Endereço da página: