Folha de S. Paulo


Irã quer reunião ministerial para discutir questão nuclear

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, considerou "necessária" uma reunião ministerial das grandes potências para concluir um possível acordo na questão nuclear depois das negociações de Genebra nesta terça-feira e quarta-feira.

"Espero que possamos chegar a um mapa do caminho até quarta-feira, mas provavelmente será necessário ter uma nova reunião ministerial", escreveu Zarif em sua página do Facebook.

As negociações de Genebra contarão com a presença do vice-ministro das Relações do Irã e outras autoridades políticas.

Uma reunião ministerial aconteceu em setembro, à margem da Assembleia Geral da ONU.

O Irã e o os países do G5+1 (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha) se reunirão terça-feira e quarta-feira em Genebra para retomar as negociações nucleares, paralisadas desde abril.

Zarif participará na sessão de abertura das negociações e depois o vice-chanceler, Abas Araghchi, comandará a delegação iraniana.

"Se for necessário, também participarei", informou Zarif.

"Queremos mudar o enfoque dos seis últimos anos, que não deu nenhum resultado", completou Zarif.

Nações ocidentais acreditam que o programa de enriquecimento de urânio do Irã tem o objetivo de atingir a capacidade de construir armas nucleares. Teerã nega a acusação, dizendo que só quer dominar a tecnologia para gerar eletricidade e realizar pesquisas médicas.

A eleição do moderado Rowhani para suceder o linha dura Mahmoud Ahmadinejad na presidência do país trouxe esperanças de atingir um acordo para o impasse do programa nuclear iraniano.


Endereço da página: