Folha de S. Paulo


Chanceler da Venezuela vai ao Paraguai para retomar relação bilateral

O chanceler venezuelano, Elías Jaua, viajará ao Paraguai na quarta-feira para se reunir com seu colega paraguaio, Eladio Loizaga, e trabalhar no "processo de normalização" das relações bilaterais de dois países, anunciou nesta terça-feira a Chancelaria paraguaia.

Jaua foi convidado a ir a Assunção para dar "prosseguimento das conversas iniciadas" entre o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, e o venezuelano, Nicolás Maduro, durante a Cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul), realizada no Suriname em agosto.

A Venezuela retirou seu embaixador em Assunção em junho em protesto pela cassação em julgamento parlamentar "por mau desempenho" do então presidente do Paraguai, Fernando Lugo, o que provocou a suspensão do Paraguai da Unasul e do Mercosul como punição, já que as entidades não reconheceram a legitimidade da decisão.

Enquanto o Paraguai estava suspenso do Mercosul os outros três fundadores do bloco (Brasil, Argentina e Uruguai) aprovaram a entrada da Venezuela. O tratado constitutivo do Mercosul estabelece que a entrada de um país ao bloco deve ser ratificada pelos quatro fundadores.

Ricardo Stuckert/AFP
Horácio Cartes, presidente do Paraguai, e Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, durante a Cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul)
Horácio Cartes, presidente do Paraguai, e Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, durante a Cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul)

Paraguai e Venezuela retiraram seus respectivos embaixadores por causa da crise pela destituição de Lugo e pelo não-reconhecimento de Franco na presidência. O próprio Maduro, então chanceler da Venezuela, foi declarado pelo Paraguai "persona non grata".

Jaua chegará ao Paraguai com uma comitiva diplomática após "responder imediatamente" ao convite de Loizaga, disse hoje à Efe uma fonte da Chancelaria paraguaia. Loizaga disse no Senado paraguaio que seu país está "iniciando uma nova etapa com a Venezuela, no sentido de ir estudando a forma de como normalizar" suas relações.


Endereço da página: