Folha de S. Paulo


Mercosul avalia oferecer presidência a Paraguai para convencer país a voltar a bloco

Países membros do Mercosul avaliam a possibilidade de o Paraguai retornar ao grupo na presidência do bloco.

Em encontro anteontem com o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, a presidente Dilma Rousseff retomou o tema, já abordado durante reunião da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), em setembro.

Na ocasião, por iniciativa de Dilma, Cartes teve encontro privado com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. É justamente esse o país que agora ocupa a presidência.

Os venezuelanos passaram a integrar o Mercosul recentemente, a contragosto do senado do Paraguai. De toda forma, caberá à Argentina, nova titular da presidência, segundo as regras de sucessão, fazer o gesto político.

A iniciativa poderia ser mais um argumento para convencer o Paraguai a voltar ao bloco _o país está suspenso desde junho do ano passado devido ao impeachment relâmpago do presidente Fernando Lugo.

A decisão deve ser tomada em conjunto, por todos os integrantes do bloco. Procurado, o Itamaraty afirmou, por meio de assessoria de imprensa, que não há informação de que o Brasil tenha apresentado proposta ou que isso tenha sido sugerido por qualquer parte.

Durante passagem por Brasília, o presidente do Paraguai afirmou querer voltar o quanto antes ao Mercosul, mas não deu um prazo concreto para o retorno. "Muito obrigado, desde o primeiro dia, pelo pedido da volta do Paraguai ao Mercosul", disse Cartes à presidente Dilma durante evento no Palácio Itamaraty.


Endereço da página: