Folha de S. Paulo


Crimes do nazismo contra os judeus são "condenáveis", diz Rowhani

O novo presidente do Irã, Hasan Rowhani, afirmou em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da rede americana CNN, que os judeus foram vítimas de "crimes contra a humanidade" cometidos pelos nazistas e que esse tipo de crime, para o governo iraniano, é sempre "condenável".

A entrevista, que teve alguns trechos divulgados hoje (24), marca uma grande mudança de tom em relação ao discurso do antecessor de Rowhani, Mahmoud Ahmadinejad -que classificava de "mito" o Holocausto (o extermínio de 6 milhões de judeus pelo regime nazista alemão durante a Segunda Guerra, de 1939 a 1945).

Rowhani, que viajou aos EUA para a Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, evitou, porém, corroborar a veracidade histórica do extermínio. "Não sou historiador --e, quando se trata de abordar as dimensões do Holocausto, são historiadores que devem refletir sobre isso."

"Mas posso dizer que qualquer crime cometido na história contra a humanidade, incluindo o dos nazistas contra os judeus, é condenável", prosseguiu o presidente. "Seja qual for o crime que eles cometeram contra os judeus, nós condenamos. Quando se tira uma vida, não faz diferença se essa vida é judaica, cristã ou muçulmana; para nós é igual."

O iraniano criticou, porém, a ocupação de territórios palestinos por Israel. "Esse tipo de crime não justifica usurpar e ocupar a terra de alguém; isso também é repreensível", declarou o presidente.


Endereço da página: