Folha de S. Paulo


Quênia aponta americanos entre terroristas

A chanceler do Quênia, Amina Mohamed, disse em entrevista à rede pública americana PBS que "dois ou três americanos" e "um britânico" estavam entre os militantes do grupo terrorista Al Shabaab que atacaram um shopping de Nairóbi, capital do país, no último sábado.

De acordo com Mohamed, o governo trabalha com as informações de que os americanos tinham entre 18 e 19 anos, eram de origem somali ou árabe e viviam "no Minnesota e em outra região".

Não está claro se os americanos foram capturados ou mortos --os quenianos anunciaram a morte de três terroristas e a prisão de dez suspeitos. Até as 22h (horário de Brasília), o governo dos EUA não confirmara a informação.

Nesta segunda, no terceiro dia de cerco, o governo queniano declarou estar nos estágios finais da retomada do shopping e disse "acreditar" que não haja mais reféns. A situação, porém, ainda não estava totalmente controlada.

O número de mortos pelo ataque foi revisado de 68 para 62, mas havia a expectativa de que ele aumentasse; o paradeiro de dezenas de pessoas ainda era desconhecido.

Antes da divulgação da entrevista de Mohamed, a Casa Branca disse monitorar o assédio do Al Shabaab a cidadãos ou moradores dos EUA. "Já nos preocupamos há algum tempo com as tentativas [do grupo] de recrutar americanos para ir à Somália", disse Ben Rhodes, vice-conselheiro de segurança nacional.

O chefe do Estado-Maior queniano, Julius Karangi, afirmou que os terroristas provinham de diversos países, sem especificar quais.

"Não é um acontecimento local. Estamos lutando contra o terrorismo global e temos informações suficientes para sugerir isso", declarou.

Filho de pai queniano, o presidente Barack Obama disse se solidarizar com o país africano pela violência sofrida e prometeu dar "todo o apoio necessário". O terrorismo deverá ser um dos tópicos do discurso de Obama na Assembleia-Geral da ONU nesta terça.

FUMAÇA E FOGO

Durante o dia, ouviram-se tiros e explosões no shopping, e uma coluna de fumaça preta emergiu de uma das alas do prédio pouco depois.

Segundo o ministro do Interior do Quênia, Joseph Ole Lenku, os militantes colocaram fogo em colchões dentro de um supermercado, mas o incêndio foi logo controlado. Além dos terroristas mortos, dez suspeitos foram presos.

Lenku afirmou ainda que não havia mulheres entre os militantes, mas alguns deles usavam roupas femininas.


Endereço da página: