Folha de S. Paulo


Oposição reconhece nova vitória de Angela Merkel na Alemanha

A chanceler Angela Merkel, 59, venceu as eleições da Alemanha e deve negociar uma nova coalizão para iniciar seu terceiro mandato consecutivo.

Ela se declarou vencedora após a divulgação de pesquisas de boca de urna que mostram seu partido em primeiro lugar, com cerca de 42% dos votos.

O candidato da oposição social-democrata, Peer Steinbrück, reconheceu a vitória da adversária e disse que ela poderá montar um novo governo.

"É um grande resultado", disse Merkel, sorridente e saudada com gritos de vitória na sede da CDU (União Democrata Cristã) em Berlim.

"Ainda é cedo para dizer como as coisas vão caminhar. Mas já podemos comemorar hoje, porque fomos bem", afirmou a chanceler.

Steinbrück se mostrou decepcionado com a boca de urna, que deu cerca de 26% dos votos para o SPD e 8% para seus principais aliados, os Verdes.

"Não conseguimos o resultado que nós esperávamos. A bola agora está com a senhora Merkel. Ela deve formar uma maioria para governar", disse.

O Partido de Esquerda aparece com 8,5% dos votos e poderia mudar a balança de forças, mas Steinbrück já disse que não aceitará seu apoio para governar.

SUSPENSE

O formato da nova coalizão de Merkel dependerá do desempenho de dois partidos menores, que só deve ser conhecido na madrugada desta segunda-feira.

A tendência é que ela precise montar uma nova "grande coalizão" com o SPD para garantir maioria absoluta no Parlamento.

A boca de urna indicou que o FDP (Partido dos Democratas Livres), atual aliado de Merkel, teve apenas 4,5% dos votos e pode ficar fora do Parlamento.

A nova sigla AfD (Alternativas para a Alemanha), que defende o fim do euro, aparece com 4,8% e tem chance de se tornar a quinta força política no país.


Endereço da página:

Links no texto: