Folha de S. Paulo


Bo Xilai é condenado à prisão perpétua

O ex-dirigente chinês Bo Xilai foi condenado neste domingo à prisão perpétua após ser declarado culpado dos delitos de desvio de fundos, aceitação de subornos e abuso de poder.

O Tribunal Intermediário de Jinan impôs ao ex-secretário-geral do Partido Comunista em Chongqing a prisão perpétua pelo delito de aceitação de subornos, uma pena de 15 anos de prisão pelo de desvio de fundos e sete anos por abuso de poder.

As três penas serão cumpridas ao mesmo tempo, informou a corte na sentença publicada em sua página do Weibo (o Twitter chinês), declarando também Bo privado de seus direitos políticos pelo resto de sua vida.

O ex-membro do Politburo chinês também verá confiscadas suas propriedades pessoais, que segundo a corte chegam a um valor de 20,5 milhões de iuanes (US$ 3,3 milhões).

Espera-se que Bo apele da sentença, para o que tem um prazo de dez dias segundo a legislação chinesa.

Na audiência de hoje, o tribunal rejeitou sistematicamente os argumentos da defesa, que alegava que Bo tinha confessado originalmente seus delitos sob pressão e que o testemunho de sua esposa, Gu Kailai, era inaceitável porque ela sofre de um desequilíbrio mental.

Segundo as partes da sentença publicadas até agora, a corte também considerou os testemunhos dos empresários Xu Ming e Tang Xiaolin, dos funcionários Wang Zhenggang e Wu Zhenghan, e do antigo "número dois" de Bo e ex-chefe de Polícia de Chongqing, Wang Lijun, como suficientemente corroborados pelas provas.


Endereço da página: