Folha de S. Paulo


Turquia fecha acesso na fronteira com a Síria após confronto entre insurgentes

A Turquia fechou um de seus portões na fronteira com a Síria após um grupo rebelde ligado à Al-Qaeda ter entrado em confronto com unidades do Exército Sírio Livre, de oposição ao regime do ditador sírio Bashar al-Assad e que conta com o apoio de países ocidentais e árabes.

O embate ocorreu na cidade síria de Azaz, perto da fronteira turca, informou uma autoridade de Ancara nesta quinta-feira.

"O portão de fronteira Oncupinar foi fechado por razões de segurança, uma vez que ainda há confusão sobre o que está acontecendo do lado sírio. Toda assistência humanitária que normalmente atravessa o portão foi interrompida", disse a autoridade à Reuters.

Apesar de a Turquia afirmar que mantém uma política de portas abertas, permitindo a livre entrada de refugiados sírios em seu território, Ancara fecha de tempos em tempos as passagens de fronteiro devido a conflitos nas proximidades.

Em guerra civil contra as forças de Assad desde 2011, a oposição síria é formada por diversos grupos, inclusive alguns que os EUA classificam como terroristas devido aos seus laços com a Al-Qaeda.


Endereço da página: