Folha de S. Paulo


Cachorros da rainha Elizabeth comem lombo de bezerro feito por um chef, diz livro

Os cachorros da raça corgi da rainha Elizabeth 2ª comem lombo de bezerro e peito de frango preparados por um chef e servidos por um garçom, revela um livro sobre os animais de estimação da família real britânica que será lançado ao longo da semana, informou neste domingo o jornal "Sunday Times".

A obra, "Pets by Royal Appointment", foi escrita por Brian Hoey, biógrafo da monarquia.

A paixão da rainha pelos corgis é amplamente conhecida, como ficou provado no ano passado na cerimônia de inauguração dos Jogos Olímpicos de Londres, na qual uma gravação exibida no evento mostrou a monarca acompanhada por seus cachorros e o ator Daniel Craig, no papel do agente James Bond.

Suzanne Plunkett -14.mai.2012/Reuters
Biscoitos em forma de cães da raça corgi, em homenagem a Elizabeth durante seu jubileu de diamante, em 2012
Biscoitos em forma de cães da raça corgi, em homenagem a Elizabeth durante seu jubileu de diamante, em 2012

O livro, no entanto, publica detalhes até agora desconhecidos sobre a rotina diária dos corgis no palácio de Buckingham, residência oficial da família real.

Segundo Hoey, após o garçom real entregar os pratos aos cães, os corgis não comem até que a rainha acrescente molho à comida.

"Então ela, e somente ela, dá a ordem para que comecem a comer", revelou Hoey.

Elizabeth 2ª se preocupa tanto com seus animais de estimação que leva um ímã para levantar qualquer agulha que possa cair no palácio quando estão provando roupas.

O interesse de Elizabeth 2ª pelos corgis começou quando seu pai, o rei Jorge 6º, levou alguns para casa nos anos 30, e depois a então princesa ganhou seu corgi, Susan, ao completar 18 anos.

A atual rainha gostava tanto de seu cachorro que o levou para sua lua de mel quando se casou com o duque de Edimburgo, em 1947, acrescentou Hoey.

De acordo com o livro, Elizabeth 2ª não é a única soberana apaixonada por cachorros, já que a rainha Vitória tinha nada menos que 88 cães, que viviam no castelo de Windsor, nos arredores de Londres, e na residência Osborne House, na ilha de Wight, no sul da Inglaterra.


Endereço da página: