Folha de S. Paulo


Radiação em Fukushima é 'desafio bastante sério', diz chanceler do Japão

De passagem pelo Brasil, o ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, afirmou que os altos níveis de radiação na usina nuclear de Fukushima "tem sido um desafio bastante sério" para o país.

A Tepco (Companhia Elétrica de Tóquio), que opera a usina, anunciou ontem altos níveis de radiação em três tanques de armazenamento de água e em uma tubulação. A usina, ao norte de Tóquio, foi atingida por um terremoto seguido de tsunami em 11 de março de 2011.

"De fato, a contaminação de águas nas proximidades da usina tem sido um desafio bastante sério. O Japão, em primeiro lugar, deve fazer um esforço para que haja total transparência (...) da situação para a população internacional e estamos trabalhando nesse sentido", disse o ministro japonês nesta segunda-feira (2) após encontro com o chanceler brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo.

Ele agradeceu o apoio do governo brasileiro na ocasião do tsunami e disse ainda que seu país irá "fazer todo o atendimento ciente da responsabilidade que o Japão tem".

A radiação detectada nesses locais chega a 1,8 mil milisieverts por hora, um nível de radioatividade 18 vezes maior que o registrado no mesmo lugar na semana passada. A lei japonesa estabelece que o nível seguro de exposição anual é de 50 milisieverts.

Segundo a rede BBC, as medições mostram que a radiação era suficiente para tornar-se letal com uma exposição de quatro horas.

Isso danificou três reatores nucleares e lançou contaminação radioativa no ar, no mar e em alimentos. Os altos níveis de radiação anunciados ontem podem só ter sido percebidos por causa de uma troca de equipamentos. Os novos instrumentos são capazes de detectar maiores quantidades de radiação.


Endereço da página: