Folha de S. Paulo


Milicianos interrompem tráfego aéreo no aeroporto de Trípoli

Milicianos armados ocuparam ontem à noite o aeroporto internacional de Trípoli e impediram a decolagem de vários aviões que se encontravam em suas pistas, assim como a aterrissagem de várias aeronaves, informou nesta segunda-feira à agência Efe uma fonte do aeroporto.

A fonte, que afirmou não saber as causas por trás dessa ação, disse que os milicianos, entre os quais estavam agentes de vigilância do aeroporto, bloquearam com seus veículos as pistas de aterrissagem e decolagem.

A companhia aérea líbia Al Buraq, confirmou em seu site que um grupo de homens armados tinha impedido a decolagem de dois de seus aviões com a tripulação e os passageiros a bordo, um com direção à cidade de Benghazi e outro com destino a Alexandria (Egito).

Além disso, a companhia aérea líbia Afriquiya informou que teve que desviar um voo noturno para o aeroporto de Matiqa, também na capital líbia.

As milícias que lutaram em 2011 contra o regime de Gaddafi, muitas das quais continuam ativas e realizando diferentes trabalhos de segurança em diferentes graus de coordenação com as autoridades centrais, fizeram uso da força em várias ocasiões para exigir o cumprimento de diferentes tipos de reivindicações.

Em junho de 2012, uma milícia da cidade de Tarhuna ocupou durante várias horas o aeroporto internacional em protesto pelo desaparecimento de um de seus líderes.

Na atualidade, vários portos petrolíferos e oleodutos permanecem bloqueados no país por distintas milícias que reivindicam reformas políticas e trabalhistas.

Após a derrubada do regime do coronel Muammar Gaddafi em 2011, o novo governo não foi capaz de reconstruir os aparatos de segurança, nem conseguiu impor sua autoridade de maneira efetiva em grande parte do país.


Endereço da página: