Folha de S. Paulo


Ex-ditador paquistanês é acusado formalmente por morte de Bhutto

O ex-ditador paquistanês Pervez Musharraf foi acusado formalmente nesta terça-feira pelo assassinato, em 2007, da líder da oposição Benazir Bhutto, informou um promotor.

"Está sendo acusado de assassinato, conspiração para assassinato e facilitação de homicídio", revelou o promotor Chaudhry Azhar durante uma audiência em Rawalpindi, cidade vizinha à capital Islamabad.

Musharraf, que retornou ao Paquistão no final de março após quatro anos de exílio, foi rapidamente indiciado por envolvimento em vários casos, especialmente a morte de Bhutto, assassinada em um atentado no dia 27 de dezembro de 2007, em Rawalpindi.

O general reformado, em prisão domiciliar nos arredores de Islamabad, se apresentou na manhã desta terça-feira para esta audiência-chave, protegido por policiais e agentes das forças especiais.

"A ata de acusação foi lida no tribunal. Ele (Musharraf) negou todas as acusações", disse o promotor, precisando que a próxima audiência será no dia 27 de agosto.

Segundo o advogado Sayeda Afshan Adil, defensor de Musharraf, "as acusações não têm fundamento". "Não temos medo deste processo, mas vamos respeitar o processo judicial".


Endereço da página: