Folha de S. Paulo


Al Jazeera inaugura canal nos EUA nesta terça-feira

A emissora de televisão qatariana Al Jazeera vai inaugurar nesta terça-feira (20) as emissões de um canal a cabo especial para os Estados Unidos, a Al Jazeera America, com programação que busca oferecer informação em profundidade e menos opinião.

Para isso, a rede contratou figuras conhecidas da televisão americana como John Seigenthaler, Antonio Mora e Soledad O'Brien, que serão alguns dos apresentadores das mais de 14 horas diárias de televisão.

"Não somos entretenimento. Somos um canal de informação baseado em fatos", sublinhou o vice-conselheiro da emissora, Ehab Al Shihabi, numa conferência com jornalistas no final da semana passada.

A Al Jazeera America vai iniciar suas emissões amanhã no lugar ocupado até agora pelo canal Current TV, que pertenceu ao ex-vice-presidente americano Al Gore até ser adquirido pelo grupo qatariano no início do ano por US$ 500 milhões.

O investimento multimilionário da Al Jazeera America se completa com a contratação de uma equipe de quase 900 profissionais, que trabalharão em doze sucursais em várias cidades, não apenas em Nova York, Los Angeles e Washington, mas também Seattle, Nova Orleans, Nashville e Denver.

Segundo Katie O'Brien, presidente do canal, a Al Jazeera America quer oferecer um modelo de televisão diferente, baseado no jornalismo feito em campo e com reportagens sobre os problemas reais dos americanos.

Por enquanto, porém, a Al Jazeera America chegará a apenas 48 milhões de residências por meio do cabo, cerca de 50% do total dos EUA, porque ainda está fechando acordos com distribuidoras para expandir seu sinal.


Endereço da página: