Folha de S. Paulo


Anatel levanta informações sobre segurança da rede de empresas brasileiras

Após a revelação do esquema de espionagem global pelos Estados Unidos, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está levantado informações sobre a segurança da rede das empresas brasileiras, informou nesta segunda-feira (19) o presidente do órgão, João Rezende.

"Estamos perguntando como é a rede [das empresas], como é o sistema, se tem barreira contra vazamento de dados", afirmou durante evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

O presidente da agência disse que os americanos alegam não fiscalizar nem obter informações de empresas brasileiras. "Mas de empresas americanas que atuam no Brasil, como Google e Facebook."

Rezende ressaltou que as empresas devem cuidar de dados estratégicos, uma vez que há a "possibilidade de interesse econômico para acessar essas informações".

Rezende disse também que a Anatel não regula a internet, mas atua em telecomunicações.

"A agência não mexe com conteúdo, por exemplo. Nós estamos cobrando das empresas que regulamos toda a atenção possível na preservação dos dados dos usuários."

Em visita ao Brasil na semana passada, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, defendeu a espionagem global feita por seu país, inclusive no território brasileiro.

Sem citar o termo "espionagem", Kerry disse que a iniciativa visa a garantir a segurança de cidadãos de todo o mundo, bem como brasileiros.


Endereço da página: