Folha de S. Paulo


Índia retira quatro corpos de submarino que explodiu em Mumbai

Mergulhadores da Marinha da Índia resgataram nesta sexta-feira quatro corpos dos 18 tripulantes do submarino militar que explodiu na cidade de Mumbai na última quarta (14). O governo acredita que todos os ocupantes da embarcação morreram.

Segundo o porta-voz da Força Naval indiana, Narendra Vispute, os corpos foram recuperados no início da manhã e levados a um necrotério da cidade. Ele afirma que os restos mortais estavam severamente desfigurados e não puderam ser identificados ainda.

14.ago.13/AFP
Mergulhadores e militares inspecionam topo do submarino INS Sindhurakshah, incendiado na madrugada de quarta-feira
Mergulhadores e militares inspecionam topo do submarino INS Sindhurakshah, incendiado na madrugada de quarta-feira

O militar afirma que a busca continua, embora duvide de que encontre alguém vivo. A explosão aconteceu na madrugada de quarta-feira dentro da embarcação INS Sindhurakshak, de fabricação russa, atracada em um píer da Marinha.

Após a explosão, o submarino pegou fogo e os bombeiros só conseguiram controlar as chamas horas depois. As autoridades locais iniciaram uma investigação para tentar buscar as causas da tragédia, embora a hipótese mais provável seja de acidente.

Ontem, o Ministério da Defesa da Índia emitiu uma nota relatando que algumas partes do casco interno do submarino derreteram com o calor da explosão, o que acabou deformando as escotilhas e dificultando o acesso aos compartimentos da embarcação.

O INS Sindhurakshak é um dos submarinos de sua classe que a Índia comprou de Moscou. Há três meses, a embarcação voltou, após passar por uma reforma na Rússia, que custou US$ 80 milhões (R$ 187 milhões). Em 2010, o mesmo submarino sofreu um pequeno incêndio, que deixou um morto.

A explosão é o pior acidente registrado nas últimas décadas nas Forças Armadas indianas, principal importador de armamento do mundo e que vivenciam um processo de modernização de seu arsenal e equipamentos.


Endereço da página: