Folha de S. Paulo


Maduro diz que pedirá "poderes especiais" a Assembleia para luta anticorrupção

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta segunda-feira que pedirá "poderes especiais" ao Parlamento para a luta contra a corrupção e não descartou promover reforma na Constituição com o mesmo objetivo.

"Vou pedir poderes especiais para ir a um processo de reforma das leis e de mudança da institucionalidade para fazer um combate de fundo [da corrupção]", disse Maduro em ato transmitido em cadeia obrigatória de rádio e TV.

Maduro não detalhou que tipo de "poderes especiais" vai pedir à Assembleia Nacional. Pela Constituição venezuelana, a maioria qualificada dos deputados pode aprovar a chamada "lei habilitante", que dá Executivo a capacidade de legislar por decreto sobre determinados temas. Antecessor de Maduro, Hugo Chávez (1954-2013) usou a prerrogativa em quatro oportunidades. Atualmente, o chavismo não tem maioria de dois terços no Parlamento.

O presidente venezuelano transformou o combate à corrupção em uma bandeira de governo. A oposição, no entanto, diz que os chavistas só miram quadros intermediários, e não os grandes figurões do movimento esquerdista.


Endereço da página: