Folha de S. Paulo


Polícia de Miami mata grafiteiro colombiano com arma Taser

Um jovem colombiano foi morto na terça-feira em Miami Beach por um policial com arma Taser (choque) que tentou prendê-lo por grafitar um muro da cidade, informaram as autoridades nesta quinta-feira (8).

Israel Hernández, de 18 anos, foi surpreendido por agentes da polícia de Miami Beach por volta das 5h (horário local), quando grafitava um muro na zona conhecida por "Little Buenos Aires", na avenida Collins, em Miami Beach.

Segundo a polícia, o jovem fugiu e durante a perseguição foi atingido por uma descarga de Taser.

O policial que efetuou o disparo, Jorge Mercado, foi colocado em licença administrativa, revelou o jornal "The Miami Herald", citando fontes da polícia.

Dois amigos de Hernández confirmaram a versão dos policiais.

"Quando já estava sob custódia, o rapaz deu sinais de problemas médicos", informou o porta-voz da polícia, Raymond Martinez, em comunicado enviado à agência France Presse.

Hernández foi levado ao Hospital Monte Sinai, situado a poucos quilômetros do local do incidente, onde os médicos constataram sua morte.

O caso remete à morte do estudante brasileiro Roberto Laudisio Curti, 21 anos, atingido por vários disparos de Taser em Sydney, no dia 18 de março de 2012.

Durante uma perseguição policial, Curti foi alvo de 14 disparos da arma Taser e acabou morrendo.

Na ocasião, a polícia alegou ter perseguido Curti devido ao furto de dois pacotes de biscoito em uma loja, mas a ação provocou indignação na Austrália e um amplo debate sobre a violência policial.

Heather Bozzone/Reuters
Israel Hernández, grafiteiro colombiano morto por arma Taser da polícia de Miami, nos EUA
Israel Hernández, 18, grafiteiro colombiano morto por arma Taser da polícia de Miami, nos EUA

Endereço da página: