Folha de S. Paulo


Limitação de salários do Itamaraty ao teto terá impacto pequeno, diz Patriota

Após ter sido decidido que o Itamaraty deve limitar o salário de servidores no exterior ao teto constitucional, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que a medida terá impacto pequeno.

"Afetará 12 ou 13 salários, inclusive de vários diplomatas que estão prestes a se aposentar. Então é um impacto relativamente pequeno", disse em entrevista coletiva nesta quinta-feira (8) no Rio.

O chanceler brasileiro negou desconforto no Itamaraty sobre o assunto. "Pelo contrário, nos dá a segurança que agora estaremos plenamente dentro das melhores práticas segundo o carimbo de aprovação do TCU".

Patriota afirmou ainda que o Itamaraty quer ser "campeão da transparência, da implementação da lei de acesso a informação e das práticas governamentais".

"A partir do momento que surge dúvida sobre alguma prática nossa óbvio que nós estaremos inteiramente à disposição para aperfeiçoarmos e corrigirmos alguma distorção".

PRAZO

O Itamaraty terá um prazo de dois meses para limitar a remuneração de seus servidores ao teto constitucional --salário pago a um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), hoje fixado em R$ 26.723,13, segundo o TCU (Tribunal de Contas da União).

O órgão aprovou ontem relatório que determina ainda, num prazo de 120 dias, o fim do uso de fator de correção cambial para pagamento de servidores do Itamaraty lotados no exterior.

O ministro afirmou que a decisão faz parte de um diálogo que tem sido mantido com o TCU a respeito de práticas administrativas.


Endereço da página: