Folha de S. Paulo


Norueguesa condenada por denunciar estupro é liberada em Dubai

A norueguesa Marte Dalelv, 24, foi liberada nesta segunda-feira pelo governo de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, após receber um indulto. Ela foi condenada a um ano e quatro meses de prisão pelas autoridades locais por denunciar um estupro à polícia.

O caso provocou indignação na Noruega e levou o governo do país a pressionar o emirado para conseguir uma solução diplomática para o assunto. A liberação foi confirmada pelo chanceler norueguês, Espen Barth Eide, no microblog Twitter.

Reprodução/Facebook/Efe
Marte Deborah Dalelv, que foi estuprada e condenada à prisão em Dubai
Marte Deborah Dalelv, que foi estuprada e condenada à prisão em Dubai

A jovem foi presa após apresentar uma denúncia de estupro à polícia do emirado no último mês de março. Em entrevista à imprensa norueguesa, ela disse que estava em uma viagem de negócios a Dubai e, após voltar de uma festa, um colega de trabalho a agrediu, a levou para seu quarto e a violentou.

A jovem decidiu denunciar o ocorrido, mesmo tendo sido advertida que seu caso não seria levado a diante em Dubai, e acabou presa. Ela foi julgada e condenada a 16 meses de prisão por consumo de álcool, conduta imprópria e por manter relações sexuais fora do casamento.

Marte ficou praticamente incomunicável em uma cela por vários dias, até que finalmente conseguiu fazer contato telefônico com seus familiares e com o consulado norueguês.

Graças às intervenções do consulado, a jovem foi colocada sob custódia de uma instituição religiosa, mas estava impedida de sair de Dubai, pois seu passaporte estava apreendido.


Endereço da página: