Folha de S. Paulo


Presidente eleito do Irã cogita convidar ex-chanceler britânico para posse

O presidente eleito do Irã, Hasan Rowhani, cogita convidar o ex-chanceler britânico Jack Straw à sua posse, em mais um sinal de possível normalização entre os dois países, cujas relações estão congeladas desde a invasão da embaixada britânica em Teerã, em 2011.

"É possível que o senhor Straw, que já demonstrou interesse em viajar ao Irã, seja convidado à cerimônia do senhor Rowhani", disse Morteza Bank, assessor do presidente eleito, citado pela agência de notícias Xinhua. A posse deve ocorrer no início de agosto.

Straw e Rowhani tiveram frequentes encontros até a primeira metade dos anos 2000, quando eram chefe da diplomacia britânica e principal negociador nuclear iraniano, respectivamente.

À época, conversas nucleares ocorriam num ambiente de maior cordialidade e resultaram em diversas medidas construtivas.

Mas a rejeição dos EUA a um acordo, conjugada à eleição do conservador Mahmoud Ahmadinejad no Irã, em 2005, geraram um impasse que se arrasta até hoje e resultou na multiplicação das sanções contra Teerã.

Desde a eleição de Rowhani, no mês passado, Straw vem alertando potências ocidentais a aproveitarem a oportunidade de assinar um acordo com o Irã, que nega querer a bomba atômica e diz enriquecer urânio para fins energéticos e medicinais.

O atual chanceler britânico, William Hague, também disse que Londres estava disposta a "agir com boa vontade" em relação ao Irã e deixou a porta para a participação iraniana em eventuais negociações para pôr fim à guerra na Síria.

O Reino Unido também levantou sua recomendação oficial para que cidadãos britânicos não viajem à república islâmica.

É a primeira vez que Londres adota tom mais conciliador em relação ao Irã desde que manifestantes prórregime invadiram e saquearam a Embaixada do Reino Unido em Teerã, numa grave violação das convenções internacionais de proteção a representações diplomáticas.

A operação não deixou feridos, mas levou o governo britânico a fechar a embaixada e a expulsar todos os diplomatas iranianos postados em Londres.


Endereço da página: