Folha de S. Paulo


Al Qaeda confirma morte de líder em ataque de drone americano em janeiro no Iêmen

Said al-Shehri, segundo no comando da Al Qaeda na Península Arábica, foi morto em um ataque de drone (avião não tripulado) americano no Iêmen, de acordo com um anúncio da própria organização -a franquia mais violenta do grupo terrorista.

A morte foi anunciada por Ibrahim al-Rubaish em um vídeo disponível na internet. Não está claro, porém, quando ocorreu o ataque. Em janeiro, as autoridades iemenitas já tinham anunciado a morte de Shehri, dado como morto em quatro ocasiões.

Reuters
Número 2 da Al Qaeda na Península Arábica Iêmen, Said al Shehri, foi morto em ataque de drone americano em janeiro
Número 2 da Al Qaeda na Península Arábica, Said al-Shehri, foi morto em ataque de drone americano em janeiro

O ataque a lideranças da Al Qaeda por aviões não tripulados americanos faz parte dos esforços de guerra ao terror na região. A política, no entanto, é altamente polêmica no Iêmen, e contribui para agravar o sentimento anti-americano nesse país.

A morte de Shehri é a baixa mais importante no alto escalão desde que a franquia terrorista começou suas operações, em 2009. Ele participou da fundação do grupo.

Acredita-se que Shehri, de origem saudita, esteja por trás do sequestro de estrangeiros no Iêmen e do ataque à embaixada dos EUA em 2008. Ele foi, em 2002, um dos primeiros detidos na polêmica base americana de Guantánamo, em Cuba.


Endereço da página: