Folha de S. Paulo


Acusado de atacar Maratona de Boston se declara inocente

Dzhokhar Tsarnaev, 19, suspeito de ser um dos autores do atentado contra a 117ª edição da Maratona de Boston, declarou-se inocente nesta quarta-feira das acusações relacionadas ao uso de armas de destruição em massa.

Sob esquema rígido de segurança, Tsarnaev falou diante da juíza Marianne B. Bowler no Tribunal Federal de Massachusetts.

Foi a primeira audiência sobre a ação terrorista que gerou 30 acusações contra ele, dentre elas uso de armas de destruição em massa, homicídio e porte ilegal de armas, e a primeira aparição do suspeito. Se condenado, ele pegará prisão perpétua ou a pena de morte.

Promotores federais dizem que ele e seu irmão mais velho, Tamerlan, detonaram duas panelas de pressão cheias de explosivos, pregos e outros materiais pontiagudos perto da linha de chegada da corrida em 15 de abril de 2013. Três pessoas morreram e cerca de 264 ficaram feridas nos ataques.

A Justiça também acusa Tsarnaev pela morte por disparos de armas de fogo de Sean A. Collier, 27, um policial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, três noites depois das explosões.

Tsarnaev foi acusado e teve seus direitos lidos enquanto se recuperava em um hospital após os ataques e a perseguição policial subsequente. Ele teria admitido "ter desempenhado um papel" nos ataques um dia antes de ser indiciado, em 28 de junho.

Ele está preso em um hospital penitenciário perto de Boston, após ser baleado e gravemente ferido durante perseguição policial quatro dias após o ataque. Seu irmão, Tamerlan, considerado pelo FBI mentor do ataque, morreu durante a fuga dos agentes.

As vítimas do duplo atentado, realizado no coração da cidade, foram informadas da realização da audiência. As autoridades judiciais previam a possibilidade de habilitar uma segunda sala de onde os interessados poderiam acompanhar a sessão.

INVESTIGAÇÕES

O caso causou forte comoção nos Estados Unidos e o apelo pela prisão dos suspeitos. Três dias após o ataque, em 14 de abril, a polícia revelou as fotos dos jovens, baseados em câmeras de segurança. Na madrugada de 19 de abril, a polícia diz que os suspeitos tentaram fugir e houve uma perseguição no subúrbio de Boston.

Tamerlan Tsarnaev, irmão de Dzhokhar, foi morto durante a fuga, mas o jovem preso conseguiu escapar. A perseguição continuou durante o dia, em meio a um toque de recolher decretado pela prefeitura de Boston. Na noite do dia 19, Dzhokhar foi preso em um barco dentro de uma casa.

Segundo o FBI, o ataque foi planejado por Tamerlan Tsarnaev, jovem de origem tchetchena que morava nos Estados Unidos há dez anos e que começou a se influenciar por grupos radicais islâmicos após uma viagem ao Daguestão, república russa da região do Cáucaso, em 2011.

Os agentes afirmam que Dzhokhar relatou que o irmão queria vingar a morte de muçulmanos durante as guerras no Afeganistão e no Iraque. Tamerlan foi enterrado em um cemitério na Virgínia, após ser rejeitado em diversas cidades do Estado de Massachusetts, onde fica Boston.

O atentado deixou três mortos e 264 feridos. O quarto morto foi um policial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês) que foi baleado durante a perseguição policial que terminou com a morte de Tamerlan e a prisão de Dzhokhar.


Endereço da página:

Links no texto: