Folha de S. Paulo


Boeing 777 sofre acidente no aeroporto de San Francisco, nos EUA; duas pessoas morreram

Um Boeing 777 da companhia aérea sul-coreana Asiana Airlines sofreu um acidente por volta das 16h (horário de Brasília) no Aeroporto Internacional de San Francisco, na Califórnia, nos EUA. Duas pessoas morreram.

Executiva do Facebook diz que embarcaria em voo da Asiana

Editoria de Arte/Folhapress

O avião, que partiu de Xangai, na China, e passou por Seul, na Coreia do Sul, com destino a San Francisco, levava 291 passageiros e 16 tripulantes. A aeronave perdeu a cauda, as rodas e um motor ao se chocar com a pista durante o pouso. Parte da cabine ficou destruída.

A agência Reuters afirma que dos 291 passageiros a bordo, 141 são chineses, 77 sul-coreanos e 61 americanos.

O chefe-adjunto dos bombeiros, Dale Carnes, afirmou no início da noite de sábado (horário local) que, além dos dois mortos, 182 pessoas foram levadas a hospitais da região e outras 123 sofreram apenas ferimentos leves e foram liberadas direto do aeroporto. Ainda segundo Dale, todos os passageiros e tripulantes já foram localizados pelas autoridades, inclusive uma pessoa que inicialmente era dada como desaparecida.

Segundo informações da jornalista Fernanda Ezabella, correspondente da Folha em Los Angeles, o porta-voz do San Francisco General Hospital [para onde várias vítimas foram levadas] disse que há dez passageiros --a maioria coreanos-- gravemente feridos, incluindo seis mulheres e duas crianças.

Durante entrevista coletiva, Debbie Hersman, presidente do Conselho Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB, na sigla em inglês), disse que "é cedo para dizer o que aconteceu."

"Ainda temos muito [trabalho] a fazer", continuou Hersman, que informou que uma equipe de investigadores está coletando dados para concluir o caso.

David Johson, agente especial da Polícia Federal americana (FBI), disse que não há qualquer elemento que permita indicar que o acidente foi originado por um ato terrorista.

No Twitter, o usuário David Eun, que disse estar no voo, publicou uma mensagem, minutos após o acidente, dizendo que "a maioria das pessoas parece bem."

"Acabei de passar por um acidente de pouso em SFO [San Francisco]. Cauda arrancada. A maioria das pessoas parece bem. Eu estou bem. Surreal...", publicou na rede social Eun.

De acordo com seu perfil na rede social Linkedin, Eun seria executivo vice-presidente da Samsung.

O site da Asiana afirma que a companhia tem 12 Boeings 777, com capacidade entre 246 e 300 passageiros.

Ainda segundo a CNN, o aeroporto da cidade californiana está localizado a 20 quilômetros do centro.

O FlightAware, site que oferece serviços de monitoramento do tráfego aéreo, mostra que o voo 214 da Asiana Airlines deixou o Aeroporto Internacional de Incheon, em Seul, no início deste sábado e voou 10 horas e 23 minutos até a Califórnia.

Após o acidente, a FAA informou que o Aeroporto Internacional de San Francisco foi fechado e todos os voos deste sábado foram cancelados.

A Asiana e a Korean Air são as duas maiores companhias aéreas da Coreia do Sul.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: