Folha de S. Paulo


Mandela continua em estado crítico, segundo presidente da África do Sul

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, 94, hospitalizado desde no último dia 8 devido a uma recaída por causa de uma infecção pulmonar, continua em estado "crítico", informou o nesta segunda-feira o presidente sul-africano Jacob Zuma.

"Quando uma pessoa está em estado crítico, está em estado crítico. Não sou um médico para dizer quão crítico [é o estado de Mandela]", assinalou Zuma em entrevista coletiva em Johanesburgo, ao acrescentar que "essa continua sendo a situação por enquanto".

Na noite passada, quando a Presidência anunciou pela primeira vez que o estado de Mandela era crítico, o chefe de Estado visitou o ex-mandatário no hospital de Pretória onde está internado e falou com os médicos sobre a saúde do ex-presidente.

"Todos nós devemos aceitar como país que Madiba --como Mandela é conhecido popularmente na África do Sul-- é agora mais velho, que tem 94 anos", disse Zuma aos jornalistas, durante um encontro com a imprensa local e internacional organizado pelo Congresso Nacional Africano (CNA), que um dia foi liderado por Mandela.

"O que devemos fazer é rezar por ele", acrescentou o chefe do Estado.

Perguntado sobre se Mandela está consciente, Zuma explicou que, devido à hora na qual aconteceu sua visita de ontem à noite, o ex-presidente "já estava dormindo". "O observamos, o vimos, e depois falamos com os médicos e com Graça Machel (a esposa de Mandela)", disse o líder.

Zuma qualificou Mandela como "pai da democracia" sul-africana, ao lembrar que "sacrificou sua vida" por esta causa, e que foi o preso político que mais tempo passou atrás das grades na África do Sul.

No domingo, a filha mais velha do líder negro, Makaziwe, disse que seu pai está em paz. "A única coisa que peço como filha é que essa transição seja suave. Ele está em paz consigo. Ele deu muito para o mundo".

Mandela presidiu a África do Sul de 1994 a 1999 e, após um único mandato, e se afastou da vida política há uma década. Sua última aparição em público foi na final da Copa do Mundo de futebol em Johanesburgo, em 2010.


Endereço da página:

Links no texto: