Folha de S. Paulo


Milhares vão às ruas em Assunção e gritam 'o Paraguai despertou'

Milhares de pessoas participaram nesta sexta-feira (21) em Assunção de uma manifestação "por um Paraguai melhor". Tal como ocorre há duas semanas no vizinho Brasil, o ato paraguaio foi convocado com um caráter "pacífico" e por meio das redes sociais, de acordo com a mídia local.

O chamado ao protesto levava o lema "Por um Paraguai melhor" e um texto que criticava o recente aumento aprovado pelos deputados das próprias aposentadorias, assim como o adiamento da votação de um projeto relativo ao transporte público para a cidade de Assunção.

No Brasil, a atual onda de protesto teve origem na maior cidade do país, São Paulo, e por conta de uma causa ligada ao transporte público, o aumento da tarifa de ônibus em R$ 0,20.

Os manifestantes --entre 2.000 e 3.000, conforme a mídia paraguaia-- se reuniram na praça das Armas, a poucos metros do Congresso, sob baixas temperaturas, e caminharam rumo ao Panteão dos Heróis Nacionais. Policiais acompanharam toda a movimentação, porém não houve confronto. Durante o percurso, gritavam aos ônibus: "ferro-velho! Queremos Metrobus!"

Também entoaram frases como: "O Paraguai despertou! O que aconteceu em Curuguaty?", em referência a um massacre de seis policiais e 11 trabalhadores rurais em junho de 2012 durante a integração de posse de terrenos ocupados pelos "sem-terra" como protesto pela reforma agrária.

Entre os manifestantes havia estudantis, políticos locais, ativistas e "todo tipo de pessoa" que se revezavam em discursos e pronunciamentos aos presentes, relata a agência de notícias Efe.

Muitos jovens foram à marcha usando a máscara do filme "V de Vingança" que faz alusão a Guy Fawkes, um britânico católico do século 17 que tentou explodir o Parlamento da Inglaterra.

O símbolo surge com frequência nas manifestações que têm ocorrido em todo o Brasil e foi herdado de outros movimentos, como o dos Indignados, na Espanha, e dos Anonymous, um grupo hacker que ganhou fama por atacar empresas e por defender o ativista Julian Assange, fundador do site WikiLeaks.

INFLUÊNCIA

Kattia González, presidente da Coordenação dos Advogados do Paraguai, uma das organizações responsáveis pela convocatória, um dos objetivos era exigir que a agenda parlamentar esteja segundo anseios populares. "Hoje temos uma agenda que prioriza coisas que são uma agressão ao Paraguai, por exemplo, [os deputados] aumentaram suas aposentadorias ao invés de votarem o projeto do Metrobus. Mas esse não é o único motivo, cada um tem o seu", afirmou.

González afirmou à Efe que vê influência do movimento no Brasil. "Acho que o exemplo dos brasileiros nos influenciou, por que eles sim e nós não?"

Graciela Ramírez, 69, disse que foi se manifestar contra "as coisas ruins" que os congressistas estão fazendo. "Quero a modernização do transporte público."

Samsara, uma paraguaia de 22 anos que acaba de retornar ao país com sua família após residir na Espanha por oito anos, afirmou estar "cansada da corrupção de políticos que roubam todos os dias". "Isso me lembra os protestos que ocorreram em Madri, é uma revolução que está ocorrendo por todos os lados e, sobretudo, é preciso fazê-la no Paraguai que é o segundo país mais corrupto do mundo. Somos os indignados paraguaios."


Endereço da página:

Links no texto: