Folha de S. Paulo


Clérigo moderado Hasan Rowhani vence as eleições presidenciais no Irã

O clérigo centrista Hasan Rowhani venceu em primeiro turno a eleição presidencial iraniana, anunciou neste sábado a mídia estatal do país. Rowhani, único candidato moderado entre os seis que disputaram o pleito --os outros aprovados pelo Conselho de Guardiães iraniano são todos conservadores--, obteve mais de 50% dos votos.

Segundo o ministro iraniano do Interior, Mostafa Mohammad-Najjar, que anunciou o resultado, o comparecimento à eleição foi alto: 72% dos mais de 50 milhões de eleitores com direito a voto.

Ao longo da campanha, Rowhani disse que, se eleito, usaria sua experiência como negociador nuclear chefe do Irã até 2005 para desemperrar o dossiê atômico e romper o isolamento econômico que dificulta a vida da população.

Conjugando promessas de melhoria econômica e maiores liberdades individuais, inclusive para mulheres, Rowhani arrancou o apoio dos principais líderes da oposição, inclusive reformistas.

Seus simpatizantes em todos os meios, de religiosos a seculares de classe média, são tidos como os principais responsáveis pelo elevado comparecimento às urnas.
Há relatos de que Rowhani, apesar de pregar uma agenda relativamente liberal, conquistou o maior número de votos na cidade de Qom, epicentro teológico do islã xiita praticado no Irã.
A apuração dava como segundo colocado o conservador prefeito de Teerã, Mohamad Qalibaf, com 15%.

Dois outros conservadores dividiam o terceiro lugar: o negociador nuclear Said Jalili, e Mohsen Rezaee, ex-chefe da Guarda Revolucionária, força de elite do regime.
No fim da tarde na caiptal, antes da divulgação oficial do resultado, simpatizantes e voluntários da campanha de Rohwani já estavam reunidos aos milhares na praça Hafte Tir, no centro da Teerã.

Vestindo roxo, cor-símbolo de seu candidato, muitos gritavam "Bye bye, Ahmadi", numa referência ao presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad, que sai de cena sem poder concorrer novamente à reeleição.
Para muitos, o forte policiamento evocou a repressão às manifestações contra supostas fraudes na reeleição de Ahmadinejad, em 2009.
Não houve relato de violência e militantes distribuíam doces aos agentes policiais.

Mas a agência de notícias Fars, ligada à Guarda Revolucionária, advertiu sobre o risco de distúrbios causados por "grupos hostis não relacionados a candidatos". O líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, usou sua conta no Twitter para pedir calma à população.

Ainda antes da confirmação de que Rowhani havia sido eleito, a possibilidade de sua vitória levou a uma valorização do rial, a moeda local. O dólar caiu 6%, cotado a 34,3 mil riais, ante 36,5 mil riais na quinta --último dia útil da semana no Irã, que recomeça no sábado.
A disparada do dólar, que acirra a inflação e a crise econômica, é atribuída em grande parte às sanções impostas pelas potências ocidentais ao programa nuclear de Teerã.

RACHA CONSERVADOR

A votação gerou profundos questionamentos nos meios conservadores, que acabaram pegos de surpresa pelo ressurgimento da oposição.
Conservadores dizem que seus candidatos deveriam ter se unido em vez de fragmentarem o voto, conforme sugeriu na semana passada o jornal linha-dura "Keyhan".

Durante os debates de campanha na TV estatal, a virulência dos bate-bocas entre conservadores deixou clara a falta de denominador comum entre candidatos alinhados ao líder supremo.
Outro jornal conservador, "Tabnak", disse que os conservadores deveriam "acordar" e perceber que "não é possível ser incompetente e esperar o voto do povo".

Um deputado conservador, Ahmad Tavakoli, minimizou a capacidade de Rowhani gerar grandes mudanças.
"[Caso vença], terá seu próprio estilo diplomático e poderá escolher seus quadros na Chancelaria e no Conselho de Segurança Nacional, e isso certamente terá impacto. Mas as linhas do sistema e da política externa são decididas pelo líder supremo".


Endereço da página:

Links no texto: