Folha de S. Paulo


EUA nomeiam filha de colombiano como nova embaixadora no Brasil

A diplomata de carreira Liliana Ayalde, 57, será a nova embaixadora dos Estados Unidos em Brasília. O "agrément" (autorização) será concedido amanhã pelo governo brasileiro.

Nascida em Baltimore, em março de 1956, Ayalde é filha de um médico colombiano radicado nos EUA e é funcionária desde 1981 da Usaid (United States Agency for International Development), repartição do governo norte-americano encarregada da aplicação dos planos de ajuda externa do país.

Zanone Fraissat/United States Department of State/ Folhapress
Liliana Ayalde, 57, substituirá Thomas Shannon à frente da embaixada dos EUA em Brasília; mudança será anunciada na sexta
Liliana Ayalde, 57, substituirá Thomas Shannon à frente da embaixada dos EUA em Brasília; mudança será anunciada na sexta

Atuou pela Usaid, por exemplo, em La Paz e Bogotá e em 2005, no governo George W. Bush, foi nomeada embaixadora em Assunção. Depois, voltou a Washington pela Usaid e a partir de julho de 2012 passou a exercer o cargo de secretária-assistente adjunta para América Central, Caribe e Cuba na área de Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado.

Conforme a Folha apurou, o atual embaixador, Thomas Shannon, foi um dos principais defensores do nome de Ayalde e pesaram na escolha três fatores principalmente: ser funcionária de carreira, falar espanhol e português (de acordo com seu currículo) e ser mulher.

Apesar disso, ela não é a primeira mulher a ocupar o cargo. Em 2002, a embaixadora Donna Hrinak --hoje presidente da Boeing Brasil-- foi considerada decisiva para que Washington entendesse o processo político brasileiro e assimilasse bem a eleição do presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva.

Ayalde assumirá a Embaixada dos EUA num momento de nítida aproximação entre Brasília e Washington e seu "agrément" sai dias depois da vinda do vice-presidente Joe Biden e meses antes da visita de Estado da presidente Dilma Rousseff aos EUA, em outubro. Será a única visita de Estado ao país neste ano.

Além dos programas conjuntos nas áreas de Defesa, segurança, saúde e energia, a nova embaixadora assumirá também um tema pontual de grande interesse para os dois países: a definição da compra dos novos aviões de caça para a Força Aérea Brasileira. A Boeing norte-americana é uma das três classificadas, concorrendo com o F-18.

Ayalde é graduada em Relações Internacionais pela American University, de Washington, e mestre em saúde pública internacional pela universidade Tulane, de Nova Orleans. É casada e tem duas filhas.


Endereço da página: