Folha de S. Paulo


BCE deve manter juros a espera de recuperação da zona do euro

O Banco Central Europeu (BCE) deve manter sua principal taxa de juros na mínima recorde de 0,5% nesta quinta-feira, mas mudanças em suas previsões econômicas podem dar aos investidores uma direção sobre o futuro da política monetária.

O banco central da zona do euro cortou a taxa de juros no mês passado e sinalizou que está pronto para tomar novas ações se a recuperação não se materializar no segundo semestre do ano, como o banco espera.

Com dados econômicos melhorando em maio, o BCE irá provavelmente querer guardar o resto do seu poder de fogo, embora destaque que não está sem munição.

Isso pode incluir ações para impulsionar empréstimos para empresas menores na periferia da zona do euro, apesar de os planos para fazer isso não devam ter sido finalizados.

"Nós não vemos qualquer mudança nas taxas de juros", afirmou o economista do ABN Amro Nick Kounis. "Se os dados decepcionarem no futuro, então um corte na taxa de refinancimento se torna uma opção."

O BCE irá divulgar suas projeções após a reunião do Conselho desta quinta-feira, que começou às 8h em Bruxelas (4h em Brasília).

Analistas esperam uma pequena diminuição das previsões de crescimento, enquanto o cenário de inflação deve ter pouca alteração ante as estimativas anteriores, divulgadas em março.

O presidente do BCE, Mario Draghi, disse na segunda-feira que ainda vê uma "recuperação muito gradual" começando mais tarde este ano.

Em pesquisa da Reuters, 78 de 81 economistas esperam que os juros fiquem estáveis este mês. A maioria dos pesquisados não espera que o banco central corte sua principal taxa de refinancimento ou sua taxa de depósito novamente nos próximos meses.


Endereço da página: