Folha de S. Paulo


Preços ao produtor no euro se aproximam de mínima de quatro anos

Os preços ao produtor na zona do euro recuaram ainda mais em abril devido a uma forte queda nos custos da energia, marcando a maior queda na comparação mensal desde julho de 2009.

Os preços nos portões das fábricas nos 17 países que usam o euro caíram 0,6% em abril ante março, informou a agência de estatísticas da União Europeia. Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda de 0,3%.

Na comparação anual, os preços tiveram recuo de 0,2% em abril, após um aumento de 0,6% no mês anterior.

Os preços da energia na zona do euro caíram 1,6% em abril ante março --a maior queda desde julho de 2009-- e registraram deflação de 2% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Os preços ao produtor caíram em todos os principais países da zona do euro na base mensal, com a Alemanha mostrando uma queda de 0,2%, o terceiro recuo mensal seguido, enquanto a França registrou deflação de 0,9%.

O Banco Central Europeu (BCE) deve deixar a taxa de juros inalterada em sua reunião mensal na quinta-feira, após um corte de 0,25 ponto percentual, para a mínima recorde de 0,5%. O BCE deve aguardar para ver se a recuperação econômica se materializa no segundo semestre do ano, como espera.


Endereço da página: