Folha de S. Paulo


Enchentes ameaçam Praga e deixam ao menos dois mortos

Pelo menos duas pessoas morreram e três desapareceram nos últimos dias em Praga, na República Tcheca, em decorrência do mau tempo na região. Estações de metrô foram fechadas e ruas foram bloqueadas após águas do rio Moldava terem invadido alguns bairros.

Os dois mortos foram encontrados afogados em Trebenice, a cerca de 30 quilômetros ao sul da cidade. Entre os desaparecidos, dois estavam em uma embarcação e um foi arrastado pela correnteza.

Segundo o site Ceske Noviny, as autoridades declararam estado de emergência em 40 localidades tchecas.

O centro histórico de Praga, um dos principais centros turísticos da Europa, está ameaçado e oito estações de metrô tiveram que ser fechadas após o aumento do nível das águas do rio Moldávia. Desde a noite de sábado, as autoridades de Praga, com a ajuda do Exército, levantam barreiras contra as águas.

Os moradores de Praga temem que aconteça uma nova inundação como a registrada em 2002, que deixou 17 mortos e fez com que milhares de pessoas tivessem que deixar a cidade, além de danificar prédios históricos.

Fortes chuvas afetam a República Tcheca e outros países da Europa Central há mais de dez dias.

O transbordamento do rio Moldava, assim como do Danúbio, entre outros que passam pela área, fez com que as autoridades locais declarassem estado de alerta.


Endereço da página:

Links no texto: