Folha de S. Paulo


Itamaraty diz confiar em vitória de candidato brasileiro à OMC

O Itamaraty afirmou nesta segunda-feira (6) estar confiante na vitória de Roberto Azevêdo ao cargo de diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio). A disputa com o mexicano Herminio Blanco se encerra nesta semana: o resultado deve ser anunciado nesta quarta-feira.

"Estamos confiantes de que teremos mais do que 80 apoios", afirmou o embaixador Tovar Nunes, porta-voz do Itamaraty. Ao todo, integram a organização 159 países. Apesar do otimismo, o diplomata afirmou que a reta final vem sendo "difícil".

O chanceler Antonio Patriota foi cauteloso: "Não é o caso de entrarmos em especulação. É um momento sensível, final, desse processo de seleção, que tem suas peculiaridades. Não é uma votação aberta, como por exemplo na Assembleia Geral da ONU", comparou.

O ministro elogiou o currículo do candidato brasileiro. "Aguardamos com confiança de que o candidato brasileiro reúne todas as qualificações para fazer um excelente trabalho na OMC. Isso é universalmente reconhecido", disse.

UNIÃO EUROPEIA

Marco Aurelio Garcia, assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, também demonstrou otimismo diante do resultado. "[Mas] não quero transformar informação positiva em prognóstico", afirmou cauteloso.

Garcia disse estar na torcida para que a União Europeia vote dividida - o bloco decide se votará unida, num único candidato, ou se cada país membro poderá escolher separadamente. "Eu espero que ela [Uniao Europeia] vote rachada. Se votar, [o Brasil] está eleito".

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: