Folha de S. Paulo


Suspeito morto de Boston foi baleado e teve traumatismo, diz autopsia

A autopsia do corpo de Tamerlan Tsarnaev, suspeito do ataque à maratona de Boston que morreu durante perseguição policial, mostra que o jovem de origem tchetchena foi baleado e teve traumatismo craniano e no tronco.

O documento foi revelado na noite de sexta-feira por Peter Stefan, dono da funerária onde estão os restos mortais do jovem, acusado pelo FBI (Birô Federal de Investigações, em inglês) de ser o mentor do atentado, que deixou três mortos e 264 feridos em 15 de abril.

Na análise médico-legal, aparece que Tamerlan Tsarnaev foi morto à 1h35 de 19 de abril, dia da perseguição policial que terminou com sua morte e a prisão de seu irmão mais novo, Dzhokhar, que está internado em um hospital prisional.

Tamerlan teve ferimentos causados por armas de fogo no tórax, no abdômen, em braços e pernas, além de traumatismo craniano, torácico e pélvico. Se confirmada, a informação sobre o traumatismo coincide com a versão da polícia de que, durante a fuga, Dzhokhar passou com o carro em que estavam por cima do irmão.

Não há informações sobre a causa da morte. A certidão de óbito ainda deve ser emitida pelas autoridades de Boston. O dono da funerária afirmou que os restos mortais de Tamerlan ainda passarão por uma segunda autopsia, a pedido da família e da defesa, e que ainda não há data para o enterro.

Peter Stefan afirmou que pedirá ao governo americano um local para enterrar o corpo do jovem caso a família não busque um túmulo após a segunda autopsia. A porta-voz dos pais de Tamerlan, Heda Saratova, afirmou que eles não pretendem levar o corpo para o Daguestão, república russa onde moram.

CONVENCIMENTO

O dono da funerária afirmou que aceitou abrigar e fazer o funeral de Tamerlan após ser convencido durante uma conversa de duas horas com o tio do suspeito, Ruslan Tsarni, que mora nos Estados Unidos.

Assim que o jovem e seu irmão foram apontados como autores do crime, na manhã do dia 19, o parente disse que condenava a atitude dos dois e que eles mereciam morrer. "Eles não o querem também, mas queriam que o corpo fosse para uma funerária como essa, que tem experiência com enterros de muçulmanos".

Ele disse que Tsarni pediu um funeral simples, com a lavagem do corpo de Tamerlan, conforme a tradição islâmica. Stefan ainda procura um local para enterro e disse que diversos cemitérios rejeitaram o corpo. Caso não encontre um local, pedirá ajuda do governo.

"Não estou enterrando um terrorista, estou enterrando um corpo de um morto. Precisamos exercer um pouco de cidadania aqui. Todo mundo merece ser enterrado", disse.


Endereço da página:

Links no texto: