Folha de S. Paulo


Grécia tem greve geral contra medidas de austeridade

A Grécia vive nesta quarta-feira a sua segunda greve geral do ano em protesto pelos cortes promovidos pelo governo, em uma convocação feita pelos principais sindicatos aproveitando que o feriado do Dia do Trabalho foi transferido para a próxima semana, a fim de coincidir com a Páscoa ortodoxa.

Está prevista para as 11 locais (5h de Brasília) uma manifestação na Praça de Klathmonos, no centro de Atenas, convocada pelos dois sindicatos majoritários, o ADEY, do setor público, e o GSEE, do privado.

Os transportes públicos estão desenvolvendo várias interrupções, mas não acontece uma paralisação total no trânsito, já que os ônibus decidiram funcionar entre 9h e 21h, somando-se à greve apenas no período noturno. Desta forma, o sindicato pretende facilitar a participação popular nas manifestações.

Louisa Gouliamaki/AFP
Trabalhadores participam de protesto em praça no centro de Atenas em meio a greve geral contra medidas de austeridade
Trabalhadores participam de protesto em praça no centro de Atenas em meio a greve geral contra medidas de austeridade

O metrô, o trem e os trólebus, por outro lado, farão o contrário, permanecendo fora de operação até as 21h.

Todo o transporte marítimo está paralisado desde a 0h, e as embarcações seguirão amarradas no porto até quinta-feira. O tráfego aéreo, por outro lado, não aderiu à greve e funciona normalmente.

A greve acontece apenas três dias depois de o Parlamento aprovar as novas medidas de austeridade estipuladas entre o governo dirigido pelo conservador Antonis Samaras e a troika formada por Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional.

Esse novo plano de ajuste, condição inexorável para receber a próxima parcela do resgate financeiro, contempla, entre outras medidas, a demissão de 14 mil funcionários públicos até o fim de 2014.

Além disso, inclui uma nova redução do salário mínimo, que passará de 580 euros para 490, no caso dos maiores de 25 anos, e para 427 euros, entre os mais novos.


Endereço da página: