Folha de S. Paulo


Rainha Beatrix abdica e Willem-Alexander é o novo rei da Holanda

Cerca de 25 mil pessoas lotaram a praça Dam, no centro de Amsterdã, para assistir nesta terça-feira (30) à abdicação da rainha Beatrix e à coroação do novo rei, Willem-Alexander.

Cerimônia gera piadas e polêmica em Buenos Aires
Nova rainha é filha de ministro do regime militar da Argentina

Aos 46 anos, ele se tornou o monarca mais jovem da Europa e o primeiro rei do país desde a morte do trisavô Willem 2º, em 1890.

A cerimônia ocorreu no Palácio Real e foi transmitida ao vivo por telões instalados na praça.

"Hoje dou lugar a uma nova geração. Meu filho assume a responsabilidade desta nova função", disse Beatrix, 75, em breve discurso antes de assinar o ato.

Às 10h30 locais (5h30 de Brasília), o novo rei, sua mãe e a nova rainha Máxima apareceram no balcão para saudar a multidão.

Eles também exibiram as três filhas do casal real, que usavam vestidos amarelos com flores no cabelo. A mais velha, Catharina-Amalia, 9, passou a ser a primeira na linha de sucessão holandesa.

Um militante republicano foi vaiado quando os telões exibiram sua faixa com a mensagem "Menos monarquia, mais democracia".

Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos divulgada na segunda-feira, 78% dos holandeses apoiam o regime.

As autoridades de Amsterdã informaram que cerca de 25 mil pessoas lotaram a praça Dam, que atingiu sua capacidade máxima pouco antes do início da solenidade. Milhares de súditos acompanharam o ato em bares, restaurantes e telões espalhados por outros pontos da cidade."

Na segunda-feira, os holandeses saíram às ruas para festejar a última noite dos 33 anos de reinado de Beatrix.

A polícia deteve 70 pessoas envolvidas em pequenos incidentes. De acordo com a prefeitura de Amsterdam, não houve ocorrências graves e o número corresponde à média registrada nos últimos anos.

Editoria de Arte/Folhapress
Saiba mais sobre os reis e rainhas europeus
Clique aqui e saiba mais sobre os reis e rainhas europeus

Endereço da página:

Links no texto: