Folha de S. Paulo


Confiança na economia da zona do euro registra queda em abril

A confiança dos investidores na economia da zona do euro caiu mais que o esperado em abril, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira pela Comissão Europeia. É a segunda queda consecutiva, o que poderia influenciar na política econômica.

Os dados decepcionantes destacam a dificuldade da zona do euro para sair da recessão e a piora do humor entre empresas e consumidores desde março, depois de um começo de ano otimista. A expectativa é que o BCE (Banco Central Europeu) reduzam as taxas de juros para ajudar a melhorar o cenário econômico.

Segundo o relatório, a confiança econômica nos 17 países que usam o euro caiu para 88,6 em abril ante 90,1 dos dados revisados de março. Economistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam uma queda para 89,3.

Dentre os países que registraram queda, estão a Alemanha, maior economia da Europa, onde a confiança econômica caiu 2,3 pontos. O índice teve redução também na França e na Itália, as segunda e terceira maiores economias da zona.

A medida da Comissão do ciclo de negócios da zona do euro recuou para -0,93 em abril, ante -0,75 em março e abaixo do nível de -0,89 esperado por economistas.

Com os resultados, a expectativa dos economistas é que o BCE reduza na próxima quinta (2) sua taxa básica de juros para 0,5%, ante os atuais 0,75%, chegando a um novo recorde mínimo.


Endereço da página: