Folha de S. Paulo


Espanha reduz meta de crescimento e aumenta previsão de deficit público

O governo da Espanha reduziu nesta sexta-feira sua meta de crescimento e aumentou a previsão de deficit público para este ano. A revisão acontece após sinais de enfraquecimento na geração de empregos e da atividade econômica no país.

Para 2013, o país ibérico espera uma queda de 1,3% do PIB (Produto Interno Bruto), oito décimos a menos que o anunciado em dezembro. A redução está dentro da margem de queda esperada pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), de 1% a 1,5%.

Nos próximos anos, o país voltaria a crescer, sendo 0,5% em 2014, 0,9% em 2015 e 1,3% em 2016. A alta seria retomada após seis anos de forte recessão, em especial causada pelo aumento da dívida pública no país e o corte de gastos do governo.

Outro número alterado foi o do deficit público, cuja meta para 2013 era de 4,5% e passou para 6,3% do PIB. O piso estimado pelo governo espanhol para o fim deste ano era o que a União Europeia e o BCE (Banco Central Europeu) esperavam que fosse alcançado em 2012.

Com isso, o país só chegaria em 2016 à exigência da União Europeia de manter o deficit público abaixo de 3%. No ano que vem, a expectativa é de 5,5%, enquanto em 2015 são calculados 4,1%. Inicialmente, as autoridades europeias haviam estimado como prazo final o ano de 2014.

DESEMPREGO

A maior preocupação econômica das autoridades espanholas, o desemprego, deverá subir esse ano, segundo o governo espanhol, para 27,1% na média anual. O índice já foi alcançado em março, quando o país superou os 6 milhões de desempregados.

No ano que vem, espera-se queda para 26,1% e pequena redução para 2015, atingindo 25,8%. As previsões econômicas serão enviadas pelo ministro da Economia, Luis de Guindos, às autoridades econômicas europeias. Madri espera que, com isso, seja possível uma renegociação das metas do ajuste fiscal.


Endereço da página: