Folha de S. Paulo


Protesto contra alto desemprego acaba em confusão em Madri

Houve confronto nesta quinta-feira, em Madri, durante um protesto contra a péssima situação da economia do país. Nesta quinta-feira, o governo anunciou que o desemprego, pela primeira vez, ultrapassou a marca das 6 milhões de pessoas no primeiro trimestre deste ano, o que equivale a 27,16% da população ativa.

O país só perde para a Grécia, onde o desemprego atingia 27,2% da população, em janeiro passado.

O protesto foi protagonizado por mais de mil jovens, faixa da população na qual a taxa de desemprego chega a 57,22%. Eles levavam cartazes nos quais se lia: "6,2 milhões de razões", em referência ao número recorde de pessoas sem emprego.

O ato foi convocado por meio das redes sociais, sob o título "Sitie o Congresso". Os manifestantes exigiam a dissolução do governo do conservador Mariano Rajoy e do Parlamento espanhol.

Cerca de 1.400 agentes de segurança foram chamados a conter a multidão.

Policiais chegaram a usar golpes de cassetetes para tentar conter os manifestantes, que atacavam com garrafas e pedras, além de fogos de artifício.

No total, 29 pessoas ficaram feridas, sendo 13 policiais.

Mais 15 pessoas foram presas, entre elas um adolescente equatoriano que, diz a polícia, carregava em sua mochila "um rolo de papel alumínio, um rojão de 15 cm, uma bandeira anarquista com uma barra de ferro, um pote de ácido e um saco de pedras". Em seu celular, ainda segundo a polícia, havia "instruções de guerrilha urbana para a fabricação de McGyver, uma espécie de coquetel molotov", informou.


Endereço da página:

Links no texto: