Folha de S. Paulo


Presidente da Itália diz que país está no caminho de formar governo

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, disse nesta quarta-feira que o país está no caminho para formar um governo de coalizão, após dois meses de impasse político. Mais cedo, ele convocou o vice-líder do Partido Democrático, Enrico Letta, para formar o novo Executivo.

Napolitano indicou o deputado para fazer a quarta tentativa de formar um governo na Itália, em meio à crise política após o último pleito parlamentar, em fevereiro. Em entrevista coletiva após a indicação, o mandatário pediu que os partidos colaborem para se alcançar este objetivo.

"Se abriu o caminho em direção à formação do governo, do qual o país tem necessidade e após uma espera longa demais. Esta é a única perspectiva possível: uma ampla convergência entre as forças políticas que possa assegurar a maioria em ambas as Câmaras", afirmou.

Para o presidente, não existe outra opção que não seja o êxito de Letta a disse que agora "é essencial que se estabeleça um clima de máximo respeito recíproco entre as forças políticas que se comprometam a colaborar na formação do governo". "Confio que todos vão cooperar e que não se alimentem velhas tensões".

O presidente explicou que levou em conta a rápida rodada de consultas que manteve na terça-feira (23) com as diferentes forças parlamentares para chegar a sua decisão."Dos partidos recebi uma predisposição para colaborar, não houve condições sobre os nomes e atuei com total autonomia".

Como aspecto positivo do escolhido para o novo governo, ele destacou a juventude de Letta, com 46 anos, e a trajetória política do candidato, além da bagagem em relação à União Europeia por ter sido deputado europeu.

Letta aceitou hoje "com reservas" a incumbência de formar um governo e começará na quinta (25) as consultas com todas as forças parlamentares, para posteriormente comparecer de novo diante de Napolitano para dar sua resposta definitiva.


Endereço da página: