Folha de S. Paulo


Sobe para 264 número de feridos em atentado na maratona de Boston

Um total de 264 pessoas que ficaram feridas no ataque com bombas na semana passada, na Maratona de Boston, receberam tratamento em 26 hospitais nos dias seguintes ao ataque, disse a Comissão de Saúde Pública de Boston nesta terça-feira. Três pessoas morreram no ataque.

Autoridades revisaram o número de feridos várias vezes durante a semana passada, uma vez que casos adicionais foram surgindo ligados às explosões em 15 de abril. A última contagem é maior do que as estimativas anteriores e inclui os pacientes que podem não ter procurado tratamento médico logo depois, mas que mais tarde foram a hospitais da região, disse o porta-voz da comissão, Nick Martin.

Análise: Conceito de arma de destruição em massa é arbitrário e político

"Há pessoas que, penso eu, pareciam ter ferimentos leves e logo depois perceberam que os seus sintomas não estavam indo embora", disse Martin.

Cerca de 50 pessoas permaneciam internadas na segunda-feira, de acordo com funcionários de hospitais.

Na última segunda-feira (22), uma semana após duas bombas explodirem perto da linha de chegada da Maratona de Boston, os EUA prestaram uma série de homenagens para as três vítimas mortas no atentado.

SUSPEITO

Capturado na última sexta-feira (19) após uma intensa perseguição que paralisou a cidade de Boston, Dzhokar Tsarnaev, suspeito de ter cometido o atentado que matou três pessoas na maratona de Boston há uma semana, teria afirmado a investigadores dos EUA que ele e seu irmão não tiveram a ajuda de grupos terroristas internacionais.

A informação foi divulgada pela CNN na última segunda (22), que citou uma fonte do governo.

Dzhokar teria dito que seu irmão mais velho, Tamerlan, foi o mentor do ataque, afirmando que seu objetivo com as explosões era defender o Islã. Tamerlan morreu durante perseguição policial, na quinta-feira (18).

A juíza Marianne Bowler, que foi ao quarto de hospital onde Dzhokhar está internado, no Beth Israel, em Boston, descreveu o suspeito como "alerta, mentalmente apto e lúcido". Ele teria se comunicado, durante a audiência inicial, principalmente movimentando a cabeça --já que não pode falar, devido a um ferimento a bala na garganta.

Ed. de arte/Folhapress
PERSEGUIÇÃO AOS SUSPEITOS DO ATAQUE EM BOSTON A caçada aos irmãos de 19 e 26 anos suspeitos de terem cometido os atentados na Maratona de Boston começou na noite de quinta-feira
A caçada aos irmãos de 19 e 26 anos suspeitos de terem cometido os atentados na Maratona de Boston começou na noite de quinta-feira

Endereço da página:

Links no texto: