Folha de S. Paulo


PIB da Espanha tem queda de 0,5% no primeiro trimestre de 2013

O PIB (Produto Interno Bruto) da Espanha registrou queda de 0,5% no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Banco da Espanha (banco central do país) divulgados nesta terça-feira. O número, no entanto, é menor que a contração de 0,8% registrada nos últimos três meses do ano passado.

No relatório em que apresentou os números, a instituição diz que diminuição do ritmo de queda ocorreu em um momento de melhoria dos mercados financeiros europeus, mesmo com as incertezas causadas pelo impasse político na Itália e o resgate financeiro do Chipre.

Um dos principais destaques para a alta é a continuidade da recuperação das condições de financiamento tanto do Tesouro público como do setor privado, que foram profundamente afetados pela crise no ano passado.

Outro ponto positivo foi o comércio exterior, com leve alta de 0,3%, com a recuperação das exportações e queda menos acentuada das importações. O investimento das empresas também caiu em menor ritmo devido à melhora da confiança empresarial e à manutenção das vendas ao exterior.

No entanto, o consumo interno, fator relevante na composição dos números econômicos, caiu 0,8%, o que puxou para baixo a taxa. Embora em queda, a demanda no período teve menor baixa que entre outubro e dezembro, devido à diluição da alta do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), aprovada em setembro.

A instituição disse que a pouca capacidade de economia das famílias em um contexto de queda da renda disponível, elevado endividamento e panorama trabalhista incerto deixa pouca margem para a recuperação do consumo a curto prazo.


Endereço da página: