Folha de S. Paulo


Suspeito nega envolvimento de grupos terroristas estrangeiros em atentado de Boston

Dzhokar Tsarnaev, suspeito de ter cometido o atentado que matou três pessoas na maratona de Boston há uma semana, teria afirmado a investigadores dos EUA que ele e seu irmão não tiveram a ajuda de grupos terroristas internacionais.

A informação foi divulgada pela CNN, que citou uma fonte do governo.

Dzhokar teria dito que seu irmão mais velho, Tamerlan, foi o mentor do ataque, afirmando que seu objetivo com as explosões era defender o Islã. Tamerlan morreu durante perseguição policial, na quinta-feira.

A juíza Marianne Bowler, que foi ao quarto de hospital onde Dzhokhar está internado, no Beth Israel, em Boston, descreveu o suspeito como "alerta, mentalmente apto e lúcido". Ele teria se comunicado, durante a audiência inicial, principalmente movimentando a cabeça --já que não pode falar, devido a um ferimento a bala na garganta.

ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nesta segunda-feira Dzhokhar, 19, pelo uso de armas de destruição em massa contra civis. Ele será julgado por um tribunal civil, já que não pode ser considerado combatente inimigo.

Caso fosse considerado inimigo de Estado, ele seria julgado por uma corte militar, assim como no caso de uma guerra. O recurso foi usado contra os autores do atentado de 11 de setembro de 2001, em Nova York, que não tinham cidadania americana.

Além da acusação por conspiração pelo uso de armas de destruição em massa, ele também será processado por destruição de propriedade seguido de morte. Caso seja condenado pela Justiça federal americana, ele poderá pegar desde prisão perpétua até a pena de morte.

O primeiro indiciamento foi feito no quarto do hospital onde o jovem está internado em Boston. No domingo (21), ele prestou seu primeiro depoimento por participação no crime e respondeu as perguntas por escrito, já que não consegue falar.

No processo, a polícia de Boston e o FBI (Birô Federal de Investigação, sigla em inglês) informaram que Tsarnaev foi identificado a partir das câmeras de segurança de uma loja de departamentos na mesma rua da linha de chegada da maratona de Boston, onde ocorreu o ataque.

Em uma das imagens, Dzhokhar é visto falando no celular e, ao desligar, acontece a primeira explosão. Após o estrondo, Tamerlan corre, enquanto o irmão ficou olhando seu celular. Dez segundos depois, a segunda bomba é acionada.

A polícia informou no documento que os dois foram identificados após serem comparados os registros das carteiras de motorista de ambos. Além dos explosivos, os dois irmãos ainda tinham armas e munição, que foram usadas contra os agentes na perseguição da madrugada de sexta (19).

Ed. de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: