Folha de S. Paulo


Deficit público da Espanha atinge 10,6% do PIB em 2012

O deficit público da Espanha chegou a 10,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do país em 2012, maior índice de todos os 17 países do euro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Escritório de Estatísticas da Europa (Eurostat).

Os números foram influenciados principalmente pelo resgate de € 41,3 bilhões (R$ 107,4 bilhões) pedido ao BCE (Banco Central Europeu) para resgatar o sistema bancário espanhol. Com isso, o país fechou o ano passado com endividamento de 84,2% do PIB.

O índice espanhol foi o maior dos 17 integrantes da zona do euro, acima de Grécia (10%), Irlanda (7,6%), Itália (3,0%) e França (4,8%). Também foi amplamente superada a meta de 6,7% anunciada pelo governo de Mariano Rajoy e o teto de 6,3% pedido pela União Europeia.

Com os maus resultados, Madri já negocia com as autoridades europeias um relaxamento da meta do deficit para este ano, saindo de 4,5% para 6%, e adiar para 2016 a redução para níveis abaixo de 3%. Em 2014, o país seria obrigado a chegar a 2,8%.

O ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, disse nesta segunda que negocia o relaxamento da meta nos próximos anos. "O que vamos ter de fazer agora é conseguir um equilíbrio entre redução do déficit e crescimento econômico".

PIB

Nesta segunda, De Guindos aumentou a previsão de queda do PIB do país em 2013 de 0,5% para um valor entre 1% e 1,5%. Em entrevista ao "The Wall Street Journal", ele disse acreditar que o país terá um ligeiro crescimento em 2014, após cinco anos de recessão.

Desta forma, De Guindos descartou novas medidas "significativas" de austeridade. O ministro frisou que as políticas para conter os gastos com a previdência e a alta do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) serão mais sentidas nos próximos anos, enquanto a volta do crescimento aumentará a arrecadação.


Endereço da página: