Folha de S. Paulo


Sérvia aprova acordo para normalizar relações com Kosovo

O Parlamento da Sérvia aprovou na madrugada desta segunda-feira um acordo para normalizar as relações com Kosovo, com quem entrou em guerra em 1999. O pacto é uma das exigências da União Europeia para que os sérvios possam entrar no bloco.

O texto do acordo foi ratificado no último dia 19 em Bruxelas com mediação da União Europeia, após anos de negociação, e ratificado pelo Parlamento de Kosovo no domingo. Kosovo declarou unilateralmente sua independência em 2008 e o ato foi reconhecido por vários países, mas não pela Sérvia.

De acordo com o texto aprovado, os cidadãos de origem sérvia no norte de Kosovo ganham mais autonomia em relação ao governo local, e, em contrapartida, o governo sérvio deve reconhecer a autoridade do governo kosovar. Os dois também se comprometem a não interferir na entrada um do outro na União Europeia.

No entanto, o pacto é recusado pelos kosovares de origem sérvia, que, mesmo tendo mais autonomia, veem riscos por estarem sob legislação da ex-província sérvia, de maioria albanesa.

O grupo convocou um protesto nesta segunda em Mitrovica, cidade no norte de Kosovo, que poderia decidir pela criação de uma assembleia regional, o que foge ao acordo assinado entre sérvios e kosovares. Cerca de 40 mil sérvios vivem no norte de Kosovo.


Endereço da página: